24.1.08

Torta de Limão sem segredos

Existe uma rede de restaurantes em São Paulo chamada Viena. O Viena faz comidinha gostosa, tem um buffet simpático, atendimento prestativo, mas não tem nada de mais. Quer dizer, até a hora da sobremesa. Porque esses caras detém o segredo da Torta de Limão mais perfeita do universo conhecido. Creme doce no ponto certo e um merengue gigantesco com mais de quatro dedos de altura. Vale o risoto sem graça ou a saladinha boba que eles servem antes.

Na verdade, o melhor é ir ao Viena do Conjunto Nacional, sentar do lado de fora e pedir um café e uma torta de limão. Só isso mesmo. Melhor programa de tardezinha pra quem tá na Paulista à toa.

Minha receita não é igual a deles, mas dá pro gasto, vá lá.

Torta de Limão

Ingredientes:
Massa:
Um pacote de biscoito maizena
100g de margarina culinária

Recheio:
Uma lata de leite condensado
150ml de suco de limão
Raspas de limão

Merengue:
6 claras de ovo em temperatura ambiente
6 colheres de sopa de acúcar

Preparo da massa:
Com o pacote de bolachas fechado, bata bastante nele com um rolo de macarrão ou martelo de carne, pra quebrar bem as bolachas. Sério, vai facilitar muito. Abra o pacote e despeje as bolachas quebradas no liquidificador. Bata até virar pó.

Derreta a margarina por 30 segundos no microondas ou por uns 2 minutos numa panela mesmo. Misture o pó de bolacha com a margarina e você vai obter uma papa que parece areia molhada. Numa forma daquelas que solta o fundo, coloque essa mistura e vá apertando pra forrar o fundo e as laterais. Reserve.

Preparo do recheio:
Misture o leite condensado com o suco do limão. Adicione as raspas de limão, que você faz usando um ralador fino na casca do limão. Use só a parte verdinha da casca, pois a parte branca é amarga.

Coloque essa mistura sobre a massa que você preparou antes e pronto - essa é a parte fácil.

Preparo do merengue
Primeiramente, para separar as claras das gemas, você precisa de um pouquinho de coordenação motora. O jeito mais fácil e mais melequento é quebrar o ovo e jogar tudo na palma da sua mão. A clara escorre e a gema fica na sua mão, você coloca a gema num potinho e usa as claras. Um pouco mais complexo é separar quebrando o ovo ao meio e jogando a gema de uma metade da casca para a outra, deixando a clara escorrer. Assim é só pra usuários avançados. Em lojas de utilidades, tipo Americanas, Camicado e Preçolândia são vendidos uns trecos de plástico que separam as claras. Fortemente recomendado pra quem tem nojinho ou carece completamente de coordenação motora.

Enfim. Depois que você conseguir separar seis claras, coloque-as numa tigela funda e adicione uma pitada de sal. Depois, bata com batedeira até o ponto de neve. As claras crescem e ficam beeeem fofinhas. Ao inclinar a tigela, elas não escorrem. Com uma boa batedeira, leva coisa de 5 minutos. Se quiser bater à mão, demora uns 10 minutos e 3 crises de tendinite.

Quando as claras endurecerem, adicione as 6 colheres de açúcar, DEVAGAR E COM CARINHO! Se você virar tudo de uma vez o treco desanda. Bata mais um pouquinho, devagar, até misturar o açucar. E tá pronto o merengue. Sem dúvida essa é a parte mais chatinha, mas no dia que você de fato conseguir, será uma pessoa realizada.

Pra terminar, cubra o recheio com o merengue e coloque a torta no forno por uns 15 minutos. O merengue vai dar uma douradinha e ficar com uma casquinha crocante. Nham.

Olha, parece mais difícil do que realmente é. Hoje à noite vou preparar uma dessas pras minhas amigas Amber a Alê pra gente se esbaldar durante o BBB.

23.1.08

Comida de casa

Existe uma coisa chama Comfort Food. É aquela comida de casa, com gosto de comida de mãe, de avó ou de tia. Geralmente lembra a infância e traz recordações gostosas. Bolinho de chuva me lembra tardes de ócio brincando na varanda, porque a chuva não me deixava sair pra brincar na rua ou no quintal. Cheiro de alho fritando no azeite me lembra domingo de manhã, o molho de macarrão sendo preparado. E picadinho de carne servido com arroz e pastéis me lembra meu pai tomando cerveja. É uma coisa muito simples de preparar, como toda comfort food, barato e extremamente saboroso.

Picadinho de Carne

Ingredientes
500g de carne cortada em pedacinhos bem pequenos (pode ser filet mignon se você tiver grana sobrando. Eu uso alcatra, coxão mole ou contra filé, dependendo do que está em oferta na semana. E acho que fica mais gostoso ainda.)
1 cebola pequena cortada em pedacinhos
2 dentes de alho cortados em pedacinhos
1 tomate bem maduro cortado em cubos grandes
100 g de azeitona verde sem caroço, cortada em pedacinhos
200ml de vinho tinto (quanto mais porcaria, melhor)
Azeite
4 ramos de salsinha bem picadinha
Sal e Pimenta do reino

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Pra quem não sabe do que estou falando, numa panela grande, coloque mais ou menos uma colher de sopa de azeite. Esquente um pouco e coloque a cebola cortadinha. Quando a cebola ficar meio transparente, adicione o alho. Quando ele der uma leve douradinha, está refogado. Aí...

Coloque a carne na panela, mexendo bem com uma colher de pau. Quando a carne ficar marronzinha (ou "dourar", como se diz por aí), adicione o vinho tinto, o tomate cortado, a azeitona cortadinha e mexa bem. Tampe a panela e abaixe o fogo.

Depois de uns 15 minutos (o tempo pode variar de acordo com o seu fogão, fique de olho na panela), o vinho deve ter evaporado. O tomate vai ter cozinhado, soltando a pele e a polpa. mexa bem, adicione sal e pimenta do reino a gosto, para temperar. Experimente a carne, para ver se o gosto está bom. Só assim se acerta o ponto do tempero, provando.

Coloque a salsinha cortada, mexa bem e está pronto seu picadinho de carne. Sirva com arroz branco, pasteizinhos de queijo e uma cerveja bem gelada.

21.1.08

Tá frio? Sopa!

Nesse friozinho fora de época, é gostoso fazer uma sopa - além de ser muito fácil e reduzir os riscos de você errar a receita e passar fome depois. Mas como eu sou metidinha e boto a maior fé na capacidade culinária de todo mundo, vamos fazer uma sopa-creme, pra ficar mais chic. Bora lá que é bico.

Creme de Legumes

Ingredientes:
2 litros de água
1 cebola inteira, sem casca
2 dentes de alho, sem casca
2 cenouras
1 batata
2 mandioquinhas (batata baroa, para os cariocas)
4 ou 5 galhos de salsinha
1 pacotinho de caldo de legumes em pó (vende no mercado, gente)

Modo de Preparo:
Lave muito bem a cenoura, a batata e a mandioquinha e corte as três em pedações. Nem precisa descascar. Corte a cebola em pedaços grandes. Lave bem a salsinha.

Numa panela grande, coloque os 2 litros de água. Coloque na água todos os ingredientes, inclusive a cebola e o alho. Não esqueça de despejar o caldo de legumes em pó. Use o caldo em pó porque dissolve mais fácil e tem menos calorias e gordura do que os cubos tradicionais.

Tampe, deixe em fogo alto e espere ferver. Quando ferver, abaixe o fogo, deixe a panela meio destampada e espere uns 40 minutos, para cozinhar os legumes.

Depois de 40 minutos, espete os legumes com um garfo pra ver se estão molinhos. Se estiverem, desligue o fogo e espere a panela esfriar por pelo menos meia hora.
(Cozinheiros avançados podem esfriar a panela usando gelo e uma bacia. Se você não souber do que eu estou falando, nem tente fazer porque não vai dar certo. Melhor esperar mesmo.)

Depois da sopa esfriar, coloque tudo dentro de um liquidificador. Aliás, é por isso que tem que deixar esfriar bem. Se você tentar bater sopa quente no liquidificador, explode. Sério, eu descobri do pior jeito.

Enfim, bata tudo até ficar um creme grosso e pronto: está aí seu creme de legumes chiquérrimo e sem erros.

Mais um blog?

Bem, este é um blog criado a pedidos. Sempre que eu falo de comida no Casa da Gabi, recebo pedidos de receitas. Aí resolvi fazer uma Cozinha, pra poder colocar as receitas e coisas gostosas que eu faço aqui em casa.

Não, não vou fazer um Quarto da Gabi pra dividir fantasias sexuais, mas já cogitei um Banheiro da Gabi pra justificar as mer... ops, isso aqui é um blog de família. Enfim, tem alguém com fome?