6.8.08

Kibe assado delícia

A demora nos posts desse blog se deve a um fator muito sério: o carinho. Cada receita que eu coloco aqui é pensada, testada, elaborada. Seria mais fácil copiar de algum lugar? Claro. Mas e a beleza de cozinhar? E a vontade de compartilhar meus momentos especiais?


Enfim, desculpem a demora. Hoje vamos falar de Kibe. Quando eu era pequena, minha avó morava num prédio de apartamentos, daqueles antigos, no Centro de São Paulo. Uma das vizinhas dela chamav-se Turca. Digo, eu não faço idéia de como a mulher se chamava de fato: as vizinhas a chamavam de Turca e ela falava com um forte sotaque, o que significa que ela poderia vir de qualquer lugar do Oriente Médio, não necessariamente da Turquia. E a Turca trocava receitas com minha Avó, produzindo um cross-over entre a Itália e o Oriente Médio digno de uma convenção da ONU. Foi com ela que a Nonna aprendeu a fazer um delicioso e simples kibe de forno, cuja receta divido com vocês:


Ingredientes:
- 500g de trigo para kibe
- 1 quilo e meio de carne moída - tem que ser bem fresca e sem muita gordura, pra não pesar. Recomendo Coxão mole, Alcatra ou Patinho.
-1 cebola ralada
- 4 dentes de alho picados bem pequeno
-1 maço de hortelã picadinho
-sal a gosto
-Azeite de boa qualidade

Modo de Preparo:

Na véspera, coloque o trigo de molho em uma vasilha com água filtrada. Ele irá inchar e mais que dobrar de volume, então use uma vasilha grande.

No dia do preparo, separe cerca de meio quilo da carne e prepare refogadinha na cebola e com hortelã, sem muito tempero. Use só sal, pimenta do reino e tá ótimo. Reserve e deixe esfriar.

Acenda o forno em temperatura baixa e deixe-o pré-aquecer. Inicie o preparo do kibe: escorra o trigo numa peneira, para tirar o excesso de água. Em uma vasilha, coloque o trigo, a carne moída, a cebola ralada, a hortelã picada e o sal.

Amasse tudo, com as mãos. É uma coisa meio terapêutica, porque você deve ficar por bastante tempo fazendo isso. Quanto mais você amassar, mais leve e gostosa ficará a massa do kibe.

Quando seus braços cansarem, unte com azeite o fundo de uma forma e espalhe metade dessa massa amassadinha.

Cubra com a carne refogada reservada. Cubra com o restante da massa. Regue novamente com azeite.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno bem baixinho (uns 150-180C) por cerca de 45 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe dar uma douradinha, pra ficar bem bonito.

De-lí-cia. Sério, fica absurdamente bom e é bastante simples de preparar. Você pode substituir a carne refogada do recheio por queijo, coalhada seca, legumes refogados, verduras refogadas, nozes picadinhas e quase tudo que sua imaginação quiser.

Ah, e pra fazer o kibe frito é só usar a mesma massa, mas ao invés de colocar na forma, modelar os kibes com as mãos e fritar em óleo quente. Duas coisas boas em uma só!