21.5.08

Frango ao Iogurte

Como falei aqui, não consigo ser vegetariana por conta do frango. Eu adoro frango assado, frito, grelhado, cozido. Como canja, nuggets, fricassé, salpicão e qualquer coisa feita com frango. Não acho que seja sem graça, como muitos dizem: um toque de tempero e pronto, fica delicioso.

Um dos jeitos mais gostosos de comer frango é na grelha. A casquinha crocante fica salgadinha, com gosto meio defumado... O Junior tem um jeito de preparar maravilhoso: Na grelha, com curry e mais alguma coisinha que não sei bem o quê é. Quando aprender a receita, ensino pra vocês. Até lá, fiquem com uma versão bem leve de frango assado, feita com uma parte esquecida e muito gostosa do frango: a Sobrecoxa.

Muitas vezes desprezada nos restaurantes por ser uma carne mais escura, e considerada menos nobre, a sobrecoxa tem baixo teor de gordura, como o peito, mas tem muito mais sabor e não fica ressecada como costuma acontecer com o peito de frango. Além de mais gostosa, a sobrecoxa assada fica bem bonita, mesmo sem pele.


Frango ao Iogurte e Limão
Ingredientes:
6 sobrecoxas de frango sem pele (podem ser com osso ou sem, tanto faz)
1 copinho de iogurte desnatado
Suco de 3 limões
Alecrim a gosto (eu ponho bem pouquinho, porque o gosto é forte)
Caldo de galinha em pó - 0% de gordura
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Preparo:
No dia anterior, tempere as sobrecoxas com o sal, a pimenta, o alecrim, um pacotinho de caldo de galinha em pó, o iogurte e o suco de limão. Deixe na geladeira em recipiente tampado, por pelo menos 12 horas. Essa marinada vai garantir a maciez da carne - e o tempero vai penetrar melhor no frango.

Coloque as sobrecoxas numa travessa refratária. Se usar a com osso, coloque com o osso pra baixo, sempre. Cubra com o molho de iogurte e limão. Cubra o recipiente com papel alumínio e leve ao forno médio.

Depois de uns 40 a 50 minutos, o frango estará assado. Retire o papel alumínio, regue com o molho e deixe mais uns 15 minutos no forno para dourar.

É uma receita bem simples, mas fica saborosíssima - e bem levinha. Sirva com arroz branco, uma saladinha e um suco de maracujá. Ou um vinhozinho leve, o que preferir. O que importa é que vai ser uma refeição gostosa - e que não engorda!

9.5.08

O Chili Secreto

Todo chef que se preza tem seus segredos na cozinha: a colherinha de baunilha no creme, a pitada de pimenta especial na carne, a maneira de cortar os legumes. Claro que tenho os meus - mas não os guardo tão secretamente assim. Da mesma maneira que minha avó foi generosa ao me ensinar a dar o ponto do gnnocci, tento compartilhar as coisas que descubro. Porque acho que no fundo, o segredo não é a tal pimenta, mas sim a mão de quem a coloca.

Então vamos à uma receita secreta, livremente adaptada de receitas Tex-Mex. A culinária Tex-Mex surgiu (claro) no Texas, misturando pratos tradicionais mexicanos com alguns toques americanizados. Esse chili é o tipo de coisa que cowboys deixariam cozinhando o dia todo sobre uma fogueira enquanto as vacas pastam. Apesar da receita ser bastante simples, o preparo é demorado. Mas vale a pena cada minuto.



Chili con Carne
Ingredientes:
1 kg de feijão fradinho
1 kg de carne moída (Patinho, coxão mole ou alcatra)
1 lata de extrato de tomate
1 cebola picadinha
4 dentes de alho picadinhos
1 maço de coentro picadinho
Pimenta Jalapeño, Chili e/ou malagueta, a gosto do freguês
Sal

Preparo:
Cozinhe o feijão com mais ou menos 1,5l de água. Se for em panela de pressão, leva 25-30 minutos. Em panela normal, 40 min a uma hora. Reserve e espere esfriar.

Enquanto isso, aqueça um pouco de óleo e refogue o alho e a cebola. Quando dourar, coloque a carne moída e refogue. Assim que ela ficar toda marronzinha, adicione o extrato de tomate e mexa. Tempere com o sal e as pimentas. Cuidado com a Chili, a bichinha é forte.

Pegue o feijão já frio e bata no liquidificador para transformá-lo num creme. Misture o feijão com a carne moída refogada, adicione o coentro picadinho e mexa. Abaixe o fogo no mínimo possível e deixe o chili borbulhar e cozinhar lentamente. De vez em quando, mexa. O ideal é cozinhar por pelo menos uma hora em fogo baixíssimo.

Se o seu fogão for como o meu e emitir chamas dignas do inferno, use um truque para não queimar: coloque uma grade (grelha, por exemplo) sobre a boca do fogão, e coloque a panela de chili em cima dessa gradinha. Assim a panela fica mais distante da chama e não queima.

No final, você vai obter uma preparação feia: uma coisa marrom com pedacinhos de carne marrom. Parece lama. Mas o sabor... sirva com tortilla chips (pode ser doritos).

Pode ser acompanhado pelo molho Pico de Gallo:
- tomate em cubos
- cebola picadinha
- azeite
- Sal
- Coentro picadinho
- Pimentas à gosto
Misture tudo como se fosse um vinagrete e está pronto.


Não esqueça da tequila. O lance é comer o chili apimentado com um bocadinho de Pico de Gallo e matar a sede com tequila. Dá um efeito matador.

Arriba!