21.5.08

Frango ao Iogurte

Como falei aqui, não consigo ser vegetariana por conta do frango. Eu adoro frango assado, frito, grelhado, cozido. Como canja, nuggets, fricassé, salpicão e qualquer coisa feita com frango. Não acho que seja sem graça, como muitos dizem: um toque de tempero e pronto, fica delicioso.

Um dos jeitos mais gostosos de comer frango é na grelha. A casquinha crocante fica salgadinha, com gosto meio defumado... O Junior tem um jeito de preparar maravilhoso: Na grelha, com curry e mais alguma coisinha que não sei bem o quê é. Quando aprender a receita, ensino pra vocês. Até lá, fiquem com uma versão bem leve de frango assado, feita com uma parte esquecida e muito gostosa do frango: a Sobrecoxa.

Muitas vezes desprezada nos restaurantes por ser uma carne mais escura, e considerada menos nobre, a sobrecoxa tem baixo teor de gordura, como o peito, mas tem muito mais sabor e não fica ressecada como costuma acontecer com o peito de frango. Além de mais gostosa, a sobrecoxa assada fica bem bonita, mesmo sem pele.


Frango ao Iogurte e Limão
Ingredientes:
6 sobrecoxas de frango sem pele (podem ser com osso ou sem, tanto faz)
1 copinho de iogurte desnatado
Suco de 3 limões
Alecrim a gosto (eu ponho bem pouquinho, porque o gosto é forte)
Caldo de galinha em pó - 0% de gordura
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Preparo:
No dia anterior, tempere as sobrecoxas com o sal, a pimenta, o alecrim, um pacotinho de caldo de galinha em pó, o iogurte e o suco de limão. Deixe na geladeira em recipiente tampado, por pelo menos 12 horas. Essa marinada vai garantir a maciez da carne - e o tempero vai penetrar melhor no frango.

Coloque as sobrecoxas numa travessa refratária. Se usar a com osso, coloque com o osso pra baixo, sempre. Cubra com o molho de iogurte e limão. Cubra o recipiente com papel alumínio e leve ao forno médio.

Depois de uns 40 a 50 minutos, o frango estará assado. Retire o papel alumínio, regue com o molho e deixe mais uns 15 minutos no forno para dourar.

É uma receita bem simples, mas fica saborosíssima - e bem levinha. Sirva com arroz branco, uma saladinha e um suco de maracujá. Ou um vinhozinho leve, o que preferir. O que importa é que vai ser uma refeição gostosa - e que não engorda!

3 comentários:

Anônimo disse...

Morri!

Realmente muito simples, acho que até eu mesmo consigo fazer. Gracias.

Rozzana disse...

A-do-ro frango! E a sobrecoxa é a minha parte preferida. Não é nobre? Nem sabia.

Sabe o que eu amo de paixão? Frango a passarinho. Diliça.

Clara Gomes disse...

Gabi,
seu blog caiu do céu!
sou uma analfabeta em culinária... quem sabe não me animo a fazer alguma coisa esse fim de semana?
se a cozinha pegar fogo pode ser que eu finalmente fique famosa!
\o/
obrigada pela visita no Jardim!
beijo grande.