21.1.08

Tá frio? Sopa!

Nesse friozinho fora de época, é gostoso fazer uma sopa - além de ser muito fácil e reduzir os riscos de você errar a receita e passar fome depois. Mas como eu sou metidinha e boto a maior fé na capacidade culinária de todo mundo, vamos fazer uma sopa-creme, pra ficar mais chic. Bora lá que é bico.

Creme de Legumes

Ingredientes:
2 litros de água
1 cebola inteira, sem casca
2 dentes de alho, sem casca
2 cenouras
1 batata
2 mandioquinhas (batata baroa, para os cariocas)
4 ou 5 galhos de salsinha
1 pacotinho de caldo de legumes em pó (vende no mercado, gente)

Modo de Preparo:
Lave muito bem a cenoura, a batata e a mandioquinha e corte as três em pedações. Nem precisa descascar. Corte a cebola em pedaços grandes. Lave bem a salsinha.

Numa panela grande, coloque os 2 litros de água. Coloque na água todos os ingredientes, inclusive a cebola e o alho. Não esqueça de despejar o caldo de legumes em pó. Use o caldo em pó porque dissolve mais fácil e tem menos calorias e gordura do que os cubos tradicionais.

Tampe, deixe em fogo alto e espere ferver. Quando ferver, abaixe o fogo, deixe a panela meio destampada e espere uns 40 minutos, para cozinhar os legumes.

Depois de 40 minutos, espete os legumes com um garfo pra ver se estão molinhos. Se estiverem, desligue o fogo e espere a panela esfriar por pelo menos meia hora.
(Cozinheiros avançados podem esfriar a panela usando gelo e uma bacia. Se você não souber do que eu estou falando, nem tente fazer porque não vai dar certo. Melhor esperar mesmo.)

Depois da sopa esfriar, coloque tudo dentro de um liquidificador. Aliás, é por isso que tem que deixar esfriar bem. Se você tentar bater sopa quente no liquidificador, explode. Sério, eu descobri do pior jeito.

Enfim, bata tudo até ficar um creme grosso e pronto: está aí seu creme de legumes chiquérrimo e sem erros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Minha amada mãe funciona assim: caiu mais que 10 minutos de chuva, é sopa na certa. Felizmente ela não está aqui nesta manhã chuvosa carioca. :p

Anônimo disse...

Que lindo, vai ter receita especial pra mim? ;~

PS: Coloca haloscan ok

A. F. disse...

Cara, se eu te disser que a semana passada eu pendei em fazer um blog pra de receitas e outras dicas de cozinha vc acredita? Putz, vai ver que é assim que a gente vai ficar rica. Site de receitas.