23.1.08

Comida de casa

Existe uma coisa chama Comfort Food. É aquela comida de casa, com gosto de comida de mãe, de avó ou de tia. Geralmente lembra a infância e traz recordações gostosas. Bolinho de chuva me lembra tardes de ócio brincando na varanda, porque a chuva não me deixava sair pra brincar na rua ou no quintal. Cheiro de alho fritando no azeite me lembra domingo de manhã, o molho de macarrão sendo preparado. E picadinho de carne servido com arroz e pastéis me lembra meu pai tomando cerveja. É uma coisa muito simples de preparar, como toda comfort food, barato e extremamente saboroso.

Picadinho de Carne

Ingredientes
500g de carne cortada em pedacinhos bem pequenos (pode ser filet mignon se você tiver grana sobrando. Eu uso alcatra, coxão mole ou contra filé, dependendo do que está em oferta na semana. E acho que fica mais gostoso ainda.)
1 cebola pequena cortada em pedacinhos
2 dentes de alho cortados em pedacinhos
1 tomate bem maduro cortado em cubos grandes
100 g de azeitona verde sem caroço, cortada em pedacinhos
200ml de vinho tinto (quanto mais porcaria, melhor)
Azeite
4 ramos de salsinha bem picadinha
Sal e Pimenta do reino

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Pra quem não sabe do que estou falando, numa panela grande, coloque mais ou menos uma colher de sopa de azeite. Esquente um pouco e coloque a cebola cortadinha. Quando a cebola ficar meio transparente, adicione o alho. Quando ele der uma leve douradinha, está refogado. Aí...

Coloque a carne na panela, mexendo bem com uma colher de pau. Quando a carne ficar marronzinha (ou "dourar", como se diz por aí), adicione o vinho tinto, o tomate cortado, a azeitona cortadinha e mexa bem. Tampe a panela e abaixe o fogo.

Depois de uns 15 minutos (o tempo pode variar de acordo com o seu fogão, fique de olho na panela), o vinho deve ter evaporado. O tomate vai ter cozinhado, soltando a pele e a polpa. mexa bem, adicione sal e pimenta do reino a gosto, para temperar. Experimente a carne, para ver se o gosto está bom. Só assim se acerta o ponto do tempero, provando.

Coloque a salsinha cortada, mexa bem e está pronto seu picadinho de carne. Sirva com arroz branco, pasteizinhos de queijo e uma cerveja bem gelada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando vc vai postar a receita de torta de lasanha?

Anônimo disse...

o nome me lembra amaciante de roupas...para comidas.

Erika Frossard Bastos disse...

Hummmmm... deu até fome!
Nada melhor que comfort food!!
Cardápio do almoço de sábado definido!!