2.7.08

Linguiça Bêbada

Fim de mês é um problema: o salário só entra dia 5, a geladeira está daquele jeito... aí a gente fuça no freezer até achar algo vagamente comestível esquecido por lá, tipo uma lasanha do ano passado.

Hoje dei de cara com meio quilo de linguiça toscana. Linguiça é um produto difícil de preparar, exceto na churrasqueira. Na churrasqueira ela fica crocante por fora, macia por dentro e com aquela casquinha deliciosa que só o carvão proporciona. No fogão, fica boa frita, mas e o colesterol? E o coração? Decidi fazer a dita-cuja meio à mineira, do jeito que comi numa viagem à São Lourenço: bêbada. Não eu, claro. A linguiça. Feita na cachaça, ela fica macia e gostosíssima.

Na receita original, a linguiça é flambada, mas como eu não quero me responsabilizar por incêndios na casa das pessoas, vou fazer diferente.





Linguiça Bêbada
500g de linguiça toscana fresca
100 ml de cachaça
Cebola cortada em lascas grandes
Tomate em pedacinhos
1 colher de sopa de mostarda
Sal a gosto
Pimenta do reino à gosto

Primeiro, cozinhe a linguiça em cerca de 500 ml de água. Depois que ferver, conte uns 15 minutos. A gordura vai subir e a linguiça ficará bem corada. Deixe esfriar um pouco, depois corte a linguiça em rodelas grossas. Reserve.

Numa frigideira funda, aqueça um pouco de óleo. Adicione a cebola, refogando. Coloque o tomate, até soltar um pouco de água. Adicione as rodelas de linguiça cozida, depois jogue a cachaça por cima. O álcool da cachaça vai evaporar rapidamente, mas o gosto vai permanecer. Adicione a mostarda, mexendo sempre, prove para corrigir o sal e adicione a pimenta do reino.

É isso. Fica deliciosa servida com pão fresquinho e estalando, ou com arroz branquinho. Dos dos jeitos, é um ótimo destino praquela linguicinha esquecida num canto perdido do freezer.

5 comentários:

Francine Esqueda disse...

Olá?!! Bom passar por aqui!
Adorei o Blog! Tem um clima agradável e um visual bem caprichado! Parabéns!
Abraços e Boa semana!

Anônimo disse...

É possível comer a linguiça e dirigir depois ou a lei seca não permite?

Rodrigo Fante disse...

muito boa!
:D

Rodrigo Fante

http://www.lugardehomem.com

Anônimo disse...

Olá, me chamo Luiza e trabalho em uma agencia de estrategias em midias sociais.
Gostaria de conversar com você.
Por favor entre em contato comigo por e-mail. luizagomes17@gmail.com

Obrigada :)

Anônimo disse...

Fiz essa receita hoje acompanhada de penne ficou uma maravilha!
Parabéns pelo blog!