6.8.08

Kibe assado delícia

A demora nos posts desse blog se deve a um fator muito sério: o carinho. Cada receita que eu coloco aqui é pensada, testada, elaborada. Seria mais fácil copiar de algum lugar? Claro. Mas e a beleza de cozinhar? E a vontade de compartilhar meus momentos especiais?


Enfim, desculpem a demora. Hoje vamos falar de Kibe. Quando eu era pequena, minha avó morava num prédio de apartamentos, daqueles antigos, no Centro de São Paulo. Uma das vizinhas dela chamav-se Turca. Digo, eu não faço idéia de como a mulher se chamava de fato: as vizinhas a chamavam de Turca e ela falava com um forte sotaque, o que significa que ela poderia vir de qualquer lugar do Oriente Médio, não necessariamente da Turquia. E a Turca trocava receitas com minha Avó, produzindo um cross-over entre a Itália e o Oriente Médio digno de uma convenção da ONU. Foi com ela que a Nonna aprendeu a fazer um delicioso e simples kibe de forno, cuja receta divido com vocês:


Ingredientes:
- 500g de trigo para kibe
- 1 quilo e meio de carne moída - tem que ser bem fresca e sem muita gordura, pra não pesar. Recomendo Coxão mole, Alcatra ou Patinho.
-1 cebola ralada
- 4 dentes de alho picados bem pequeno
-1 maço de hortelã picadinho
-sal a gosto
-Azeite de boa qualidade

Modo de Preparo:

Na véspera, coloque o trigo de molho em uma vasilha com água filtrada. Ele irá inchar e mais que dobrar de volume, então use uma vasilha grande.

No dia do preparo, separe cerca de meio quilo da carne e prepare refogadinha na cebola e com hortelã, sem muito tempero. Use só sal, pimenta do reino e tá ótimo. Reserve e deixe esfriar.

Acenda o forno em temperatura baixa e deixe-o pré-aquecer. Inicie o preparo do kibe: escorra o trigo numa peneira, para tirar o excesso de água. Em uma vasilha, coloque o trigo, a carne moída, a cebola ralada, a hortelã picada e o sal.

Amasse tudo, com as mãos. É uma coisa meio terapêutica, porque você deve ficar por bastante tempo fazendo isso. Quanto mais você amassar, mais leve e gostosa ficará a massa do kibe.

Quando seus braços cansarem, unte com azeite o fundo de uma forma e espalhe metade dessa massa amassadinha.

Cubra com a carne refogada reservada. Cubra com o restante da massa. Regue novamente com azeite.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno bem baixinho (uns 150-180C) por cerca de 45 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe dar uma douradinha, pra ficar bem bonito.

De-lí-cia. Sério, fica absurdamente bom e é bastante simples de preparar. Você pode substituir a carne refogada do recheio por queijo, coalhada seca, legumes refogados, verduras refogadas, nozes picadinhas e quase tudo que sua imaginação quiser.

Ah, e pra fazer o kibe frito é só usar a mesma massa, mas ao invés de colocar na forma, modelar os kibes com as mãos e fritar em óleo quente. Duas coisas boas em uma só!

5 comentários:

Dani Oliveira disse...

Oi gabi!
Minha mãe sempre fazia kibe assado assim. Me fez ter boas recordações.
Realmente você demorou para postar, estava com saudades!
Bjim =)

Anônimo disse...

NOssa, descobri seu(s) blog(s) hoje e AMEIIIII!!!
Hummm q fome
beijossss

Anônimo disse...

Olá Gabi!

Mas que maravilha de blog é esse???

É lindo demais esse cantinho...cozinhar é arte! A-D-O-R-E-I!!!

Sou um caos na cozinhas, mas, por incrível que pareça, adoooro cozinhar...

Mês que vem caso e vou ter que dar um jeito de melhorar minha prática, ou seja, já tá nos favoritos!!!

Enorme abraço!

Anônimo disse...

Gabi, coloca umas receitas de lanches bem rápidos pra fazer (tipo, lanche de fim de tarde).

Sem Dona Finita na cozinha, eu tô precisando :p

Anônimo disse...

Gostei muito da sua receita e muito bem esplicadinha! obrigada!