24.1.08

Torta de Limão sem segredos

Existe uma rede de restaurantes em São Paulo chamada Viena. O Viena faz comidinha gostosa, tem um buffet simpático, atendimento prestativo, mas não tem nada de mais. Quer dizer, até a hora da sobremesa. Porque esses caras detém o segredo da Torta de Limão mais perfeita do universo conhecido. Creme doce no ponto certo e um merengue gigantesco com mais de quatro dedos de altura. Vale o risoto sem graça ou a saladinha boba que eles servem antes.

Na verdade, o melhor é ir ao Viena do Conjunto Nacional, sentar do lado de fora e pedir um café e uma torta de limão. Só isso mesmo. Melhor programa de tardezinha pra quem tá na Paulista à toa.

Minha receita não é igual a deles, mas dá pro gasto, vá lá.

Torta de Limão

Ingredientes:
Massa:
Um pacote de biscoito maizena
100g de margarina culinária

Recheio:
Uma lata de leite condensado
150ml de suco de limão
Raspas de limão

Merengue:
6 claras de ovo em temperatura ambiente
6 colheres de sopa de acúcar

Preparo da massa:
Com o pacote de bolachas fechado, bata bastante nele com um rolo de macarrão ou martelo de carne, pra quebrar bem as bolachas. Sério, vai facilitar muito. Abra o pacote e despeje as bolachas quebradas no liquidificador. Bata até virar pó.

Derreta a margarina por 30 segundos no microondas ou por uns 2 minutos numa panela mesmo. Misture o pó de bolacha com a margarina e você vai obter uma papa que parece areia molhada. Numa forma daquelas que solta o fundo, coloque essa mistura e vá apertando pra forrar o fundo e as laterais. Reserve.

Preparo do recheio:
Misture o leite condensado com o suco do limão. Adicione as raspas de limão, que você faz usando um ralador fino na casca do limão. Use só a parte verdinha da casca, pois a parte branca é amarga.

Coloque essa mistura sobre a massa que você preparou antes e pronto - essa é a parte fácil.

Preparo do merengue
Primeiramente, para separar as claras das gemas, você precisa de um pouquinho de coordenação motora. O jeito mais fácil e mais melequento é quebrar o ovo e jogar tudo na palma da sua mão. A clara escorre e a gema fica na sua mão, você coloca a gema num potinho e usa as claras. Um pouco mais complexo é separar quebrando o ovo ao meio e jogando a gema de uma metade da casca para a outra, deixando a clara escorrer. Assim é só pra usuários avançados. Em lojas de utilidades, tipo Americanas, Camicado e Preçolândia são vendidos uns trecos de plástico que separam as claras. Fortemente recomendado pra quem tem nojinho ou carece completamente de coordenação motora.

Enfim. Depois que você conseguir separar seis claras, coloque-as numa tigela funda e adicione uma pitada de sal. Depois, bata com batedeira até o ponto de neve. As claras crescem e ficam beeeem fofinhas. Ao inclinar a tigela, elas não escorrem. Com uma boa batedeira, leva coisa de 5 minutos. Se quiser bater à mão, demora uns 10 minutos e 3 crises de tendinite.

Quando as claras endurecerem, adicione as 6 colheres de açúcar, DEVAGAR E COM CARINHO! Se você virar tudo de uma vez o treco desanda. Bata mais um pouquinho, devagar, até misturar o açucar. E tá pronto o merengue. Sem dúvida essa é a parte mais chatinha, mas no dia que você de fato conseguir, será uma pessoa realizada.

Pra terminar, cubra o recheio com o merengue e coloque a torta no forno por uns 15 minutos. O merengue vai dar uma douradinha e ficar com uma casquinha crocante. Nham.

Olha, parece mais difícil do que realmente é. Hoje à noite vou preparar uma dessas pras minhas amigas Amber a Alê pra gente se esbaldar durante o BBB.

8 comentários:

A. F. disse...

Eu comi e garanto: torta de limão da Gabi é di-vi-na!

Fernanda disse...

Eu acho a torta de limão do Viena a melhor coisa de todo o universo. Beijos.

Anônimo disse...

Menina, você está ruiva?!

Isabella Verdolin disse...

gente, esse site é um perigo!!! :) estava postando um comentário no Gatoca e vim parar aqui... ai, minha dieta!

Unknown disse...

vou fazer essa receita deliciosa pra esperar a chegada do ano novo 2010

Mari disse...

Meninas, coloquem no recheio além do leite condensado e do suco de limão, uma lata de creme de leite sem soro. Fica mais firme e menos doce. Beijos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Rumo a minha desgraça ou graça culinária. Depois volto p contar se deu certo! =)