24.6.08

Receita de Prazer

Apesar do título, esse post não é pornográfico.

Hoje cheguei do trabalho cansadinha, com uma dor de cabeça chata, uma moleza geral. Não passei muito bem no fim de semana, então continuava com uma espécie de ressaca, mistura de procupação com família, falta de sono e uma tremenda intoxicação alimentar.

E está um baita frio nessa cidade, do tipo que pede por aquilo que fiz: um analgésico, um banho quentinho, pijama gostoso e meia hora de cozinha. Cozinhar me relaxa, me faz um bem danado. E pra compensar a comidinha simples que fiz (arroz, carne moída com batatinhas e salada e tomate) resolvi me dar um carinho: uma sobremesa no capricho e facílima de fazer.




















Morango com Ganache de Chocolate


Ingredientes
Uma caixinha de morangos (mais ou menos 300g)
Uma barra de chocolate meio amargo (era a de 200g, mas os fabricantes safados diminuíram pra 160g. Caras-de-pau.)
Uma lata de creme de leite, sem o soro. Pra separar o soro do creme de leite, coloque-o na geladeira uns 15 minutos. Depois faça um furinho na lata e deixe escorrer a água.
Um tico de conhaque, rum ou licor de cacau

Lave bem os morangos, corte os cabinhos e deixe escorrer bem.

Pique o chocolate numa vasilha de vidro e leve ao microondas por 30 segundos. Depois, verifique se já derreteu. Se não houver derretido, coloque mais uns 15 segundos. É bem pouco tempo mesmo, porque ele derrete rápido e queima mais rápido ainda. Se você não tem microondas, vai ter que fazer um banho maria.

Parenteses rápido: Como fazer um banho maria? Coloque no fogão uma assadeira ou frigideira rasa. Coloque água nessa assadeira, e dentro dela coloque a vasilha de vidro com o chocolate. A água vai ferver, mas a vasilha com o chocolate não vai sofrer calor excessivo e deve derreter em uns 15 minutos. Nunca, nunca mesmo, de verdade, jamais tente derreter chocolate direto no fogão. Vai dar chabu.

Com o chocolate derretido, adicione o creme de leite, mexendo com cuidado até incorporar. Depois, adicione a dose de rum, conhaque ou licor de cacau.

Coloque os morangos num pratinho, cubra com o ganache de chocolate e lambuze-se até não mais poder. Essa é a receita de prazer pra todas as idades: banho, comida caseira e sobremesa bem cheia de chocolate...

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a receita de morango com ganache de chocolate, assim como toda receita de doce deve ser DELICIOSA...
Eu nunca fiz, mas como adoro fazer doces e como está friozinho, pretendo fazer quando tive com o meu namorado!!!
Acho que assim fica melhor neh?!hehe